ONDAS ESTACIONÁRIAS
Fenômeno que ocorre quando duas ondas de mesma freqüência e amplitude, que se propagam numa mesma direção e em sentidos opostos, se superpõe, isto é, se encontram.A figura seguinte representa a visualização do aspecto da onda estacionária.
A onda resultante na corda recebe o nome de estacionária pelo simples fato de ser uma onda parada na corda, o que não ocorre no violão dos vídeos. Por isso a comprovação de esses vídeos são fakes, montagens.
Ondas de mesma frequência e amplitude são criadas pelo vibrador constantemente, essas ondas serão refletidas na extremidade oposta da corda. Após serem refletidas irão encontrar as ondas que continuam sendo incididas, ocorrendo daí o fenômeno da interferência.
Os pontos representados pela letra N são chamados de “nós”, são os locais da corda aonde ocorrem a interferência destrutiva, não há vibração na corda. Já os pontos representados pela letra V são chamados de “ventres”, são os locais aonde estão ocorrendo a interferência construtiva, e ocorre a máxima vibração da corda.
Lembrando que não só nos instrumentos de corda ocorre este fenômeno, nos instrumentos de sopro também ocorre, porém as ondas são formadas no ar. Cada nota musical, ou seja, cada frequência forma um tipo de onda. Quando maior a frequência, menor o comprimento dessa onda, e esses valores de frequência são chamados por “números de harmônicos”.
O comprimento de onda λ pode ser medido contando-se três nós ou ventres consecutivos, e lembrando que V é a velocidade do som no ar, caso sejam tubos sonoros, mas não é no caso dos instrumentos de corda, nestes instrumentos V representa a velocidade da onda na corda.
0 comentários:
Postar um comentário